Você Sabia?

Os perfis noticiando trarão diversas curiosidades sobre a ferrovia para que todos tenham o prazer de saber algumas peculiaridades deste mundo, desde o seu início até os dias atuais. Embarque conosco em mais uma viagem só que agora de curiosidades!


Você sabia? Que a primeira ferrovia do mundo foi construída na Inglaterra entre as cidades de Stockton e Darlington possuindo em torno de 60km de extensão e levou 10 anos para ser construída, sendo inaugurada em 27 de setembro de 1825.
Ela foi desenvolvida para ligar minas de carvão e para transportar passageiros. Cerca de mil passageiros viajaram em vagões normalmente destinados ao transporte de mineiro. Os trens atingiram uma velocidade de cerca de 45km/h. O mentor deste invento foi George Stephenson, que dedicou anos para realização do projeto. Depois disso o mundo adotou as ferrovias não só para conduzir cargas, mas também serem humanos, sendo um marco na Inglaterra e no mundo. 
A Stockton e Darlington Railway (S&DR) funcionou até o ano de 1863. Depois foi absorvida pela North Eastern Railway.

-----------------------------------------------------------------------------


A 1° Ferrovia do Brasil. A Estrada de ferro Barão de Mauá foi a primeira ferrovia brasileira, inaugurada em 30 de abril de 1854, por causa disso o dia do ferroviário é comemorado no mesmo dia. Foi idealizada pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. O marco zero das ferrovias brasileiras, a estação do distrito de Guia de Pacobaibá, em Magé -RJ, foi de lá que partiu o primeiro trem, implantado pelo Barão de Mauá, com a presença do imperador e passageiro dom Pedro II, em direção a Raiz de Serra em Petrópolis e tinha uma extensão inicial de 14,5 km, depois foi prolongada chegado a 15,19km e a partir de 1945 que a estação de Mauá passou a se chamar Guia de Pacobaibá.

----------------------------------------------------------------


No aniversário de São Paulo, temos um especial com um pouco da história de São Paulo.

Embarque conosco em mais um... Você Sabia?

Piratininga virou São Paulo que hoje o colégio é uma metrópole.
No ano de 1532, teve início a colonização oficial (por Martim Afonso de Souza) da localidade que, hoje, conhecemos como São Paulo, com a fundação da mais antiga vila do Brasil: Vila de São Vicente Em 1553 os jesuítas dentre os quais estavam os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega onde decidiram de subir a serra.

•Decidiram construir um colégio entre o rio Tamanduateí e Anhangabaú, onde teve a  celebração de uma missa em 25 de janeiro de 1554, por esse motivo é comemorado o aniversário de São Paulo.

• Além de alfabetizar, também catequizariam índios, no alto de uma colina na região de Piratininga. A cidade de São Paulo cresceu ao redor do colégio.

• Piratininga demorou 157 anos para se tornar finalmente a cidade de São Paulo a decisão foi tomada pela Rei de Portugal e em 1815 a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo.

• A partir do século XVII, têm início as bandeiras (ou entradas) cujo objetivo era a captura de índios, a expansão territorial e, principalmente, a descoberta de ouro e pedras preciosas. 

• A independência do Brasil é proclamada por D. Pedro I, em solo paulistano, no dia 7 de setembro de 1822.

• Em 1827 a cidade ganhou a primeira faculdade de Direito no Largo São Francisco. 

• Em 1817, tem início o ciclo do café com a fundação da primeira fazenda no vale do rio Paraíba do Sul. A mão-de-obra utilizada na cafeicultura era a escrava. 

• Como a necessidade de escoar os grãos de café do interior do estado para Santos, é criada, em 1867, a São Paulo Railway (a primeira ferrovia paulista). 

• Com a abolição da escravatura, em 1888, e o enriquecimento da região, começam a chegar os imigrantes (italianos, espanhóis, árabes, japoneses, etc.).

• No início  dos anos 30 o Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal e em 9 de Julho de 1932 houve a revolução constitucionalista (hoje feriado estadual). 

• Na década de 40 a indústria de tornou o principal motor econômico dá cidade.

• E na década de 80 as indústrias migraram para os municípios dá grande São Paulo. 

• Hoje, a capital paulista é o centro financeiro da América Latina e por isso ainda recebe de braços abertos brasileiros e estrangeiros que trabalham e vivem na cidade de São Paulo.


----------------------------------------------------------------


A São Paulo Railway (SPR) foi a primeira ferrovia construída no estado de São Paulo e a segunda do Brasil, sendo inaugurada em 1867. 
Financiada com o capital inglês tendo sua construção iniciada em 1860,  a São Paulo Railway jamais se interessou em expandir suas linhas para além de Jundiaí, criando, assim, condições para a constituição de outras companhias ferrovias. 
Em 1947 a empresa foi nacionalizada e passou a se chamar Estrada de Ferro Santos a Jundiaí , posteriormente foi integrada a Rede Ferroviária Federal S.A

--------------------------------------------------------


A estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurada em 19 de julho de 1875, o idealizador do projeto foi Luiz Matheus Maylasky. 
O desejo de Maylasky de criar a companhia Sorocabana foi uma necessidade de exportar a grande quantidade de algodão herbáceo produzido na região de Sorocaba. A ideia  era ligar a linha férrea com a estrada entre Itu e Jundiaí, que desembarcariam em São Paulo.
A história que iniciou em Sorocaba no século 19 terminou em 10 de novembro de 1971, isso porque o governo de São Paulo unificou as ferrovias do Estado e criou a FEPASA - Ferrovia Paulista S.A. O processo incorpou o acervo total da Estrada de Ferro Sorocabana, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a Estrada de Ferro Araraquara S.A e a Estrada de Ferro São Paulo e Minas que extinguiu as quatros companhias.

                                           ----------------------------------------------------


Em 15 de outubro de 1938 houve a inauguração da estação Júlio Prestes. A estação Júlio Prestes é uma histórica estação ferroviária dá capital paulista, o nome é uma homenagem ao ex presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes de Albuquerque. 
Antes disso existia a Estação São Paulo, fundada em 1872 e aberta em 1875, que funcionava como a principal via transportadora de produtos da indústria cafeeira, provenientes do Oeste Paulista e Norte do Paraná. A estação São Paulo fazia parte da estrada de Ferro Sorocabana que ligava São Paulo a Santos , Piracicaba e Presidente Epitácio, cidade ribeirinha do Rio Paraná , na divisa com Mato Grosso do Sul.

----------------------------------------------

Em São Paulo teve três empreendimentos de ferrovias industriais. 
Primeira: A Companhia Canteireira de Águas e Esgotos em 1893, onde criou uma ferrovia para o transporte de tubos empregados na construção de adutoras de Serra da Cantareira até São Paulo, mais denominada pela Tramway de Cantareira.
Sefunda: A companhia brasileira de cimento Portland Perus, sendo a primeira fábrica do setor no país (fica a poucos metros da estação Perus da CPTM na Zona Norte), na qual em 1914 passou a utilizar uma ferrovia própria, chamada Estrada de Ferro Perus - Pirapora, para transportar insumos das jazidas até o centro de produção.
Terceira e ultima: A Votorantim que criou uma ferrovia para transportar matéria prima até a sua fábrica de cimento.



0 comentários:

Postar um comentário