quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Em um ano quase mil passageiros caíram no vão entre o trem e a plataforma na CPTM.

No ano passado, 989 pessoas caíram em vãos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), alta de 13% em comparação com  ano de 2015, segundo dados obtidos pela Agência Mural com a companhia, via Lei de Acesso à Informação.
Foto: Redes Sociais
Em média, os vãos das estações da CPTM tem 18 cm, quase o dobro do recomendado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a norma retrata que a medida recomendada é de 10 cm para o embarque de pessoas com mobilidade reduzida.

A agência visitou todas as 91 estações em funcionamento e mediu os espaços entre a plataforma e as composições.

O recorde foi para a estação de Aracaré, na linha 12-Safira com 46 cm.

Segundo o autônomo Roger Menaro, de 26 anos:  "Teve gente que até quebrou a perna aqui".

Resposta

Questionada sobre o número de quedas nos vãos entre o trem e a plataforma nas suas estações, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) afirmou que está realizando intervenções para adequar o nível das bases.

Citou que foram feitas ações nas estações Brás Cubas e Guapituba, para reduzir o desnível entre trem e a plataforma e que outras 34 estações possuem projetos de acessibilidade em contratação, disse também que o fato de trens de carga passarem pelas linhas é um dos problemas.

"A questão deverá ser amenizada com a segregação das vias para o transporte de carga, por meio da implantação do ferroanel, projeto que é do governo federal".

A empresa ressaltou que realiza a prevenção através de avisos sonoros e campanhas para alertar os passageiros sobre os cuidados necessários nas plataformas.

"Em caso de eventual queda, o procedimento é interromper a circulação naquela via, realizar o atendimento imediato do usuário pelas equipes de segurança e estação. Quando necessário, a pessoa é encaminhada para atendimento médico".

Sobre as ocorrências de quedas citadas acima, com relatos dos passageiros envolvidos, a CPTM disse que não foram encontrados registros internos.

A empresa orienta os cidadãos a procurarem um funcionário da estação em casos de acidentes para que sejam tomadas as providências necessárias de imediato.

0 comentários:

Postar um comentário