sexta-feira, 21 de abril de 2017

História dos trens - Série 7000, Série 7500 e Série 8000

Estamos de volta nas história dos trens da CPTM, hoje iremos contar sobre os CAFs 7000 e 7500.


Apenas duas unidades da série 7000 viriam da Espanha, e os 46 trens restantes de 4 carros seriam construídos numa nova fábrica que a CAF estava construindo em Hortolândia, no interior de São Paulo em meados de janeiro/2010. Os 16 carros espanhóis desembarcaram no porto de Santos, e foram em carretas, que fizeram o transporte até o pátio de Presidente Altino.

Ao chegarem em São Paulo, aproximava-se cada vez mais a data de entrega dos mesmos. Após testes, adesivado, no dia 28 de março de 2010, a CPTM entregava o primeiro novo trem, de um total de 40 da mesma série. 
CAF 7000 em ação pela L7 Rubi.
Atualmente temos uma unidade inoperante da série 7000, pois colidiu com um série 1700 na estação Palmeiras Barra Funda.
Foto da colisão entre um 1700 e um 7000 da L7.
A série 7500 não tem muito o que falar, ela é uma série idêntica a série 7000, a única diferença é no salão, é a ausência de assentos nos salões de passageiros. Na frota 7500, estes vem em número bastante reduzido.
Ficha técnica série 7000 e 7500:
Comprimento: 170,128 metros (8 carros)
Peso Carro Motor (M1 e M2): 45.7 ton.
Peso Carro Reboque (R1): 40.5 ton.
Peso Carro Reboque (R2): 39.4 ton.
Peso Total: 180 ton.
Carro Motor: 54 Ton.
Carro Reboque: 60 Ton.
Série 7000, Linhas operantes: 7-Rubi, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira
Série 7500, Linha operante: 9-Esmeralda.
Série 8000
Trem fabricado entre os anos de 2011 e 2012, foi encomendada 36 unidades de 8 carros, para operar na Linha 8 Diamante (Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno) substituindo assim, os trens da série 5000, idêntico aos seus antecessores, série 7000 e 7500, a única diferença é que a série 8000 tem passagem livre entre os carros, o chamado open gangway.
 Dupla de série 8000 na estação Júlio Prestes, trem 'exclusivo' da Linha 8 Diamante.
Atualmente apenas 34 unidades da série 8000 estão operando, no começo de 2017 ocorreu uma colisão envolvendo duas composições da série 8000 na estação Barueri, as duas unidades até o momento estão fora de circulação. 



 

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