sexta-feira, 7 de abril de 2017

História dos trens - Série 5500 e sua reforma, 5550

Hoje dando continuidade as histórias dos trens, iremos contar sobre um trem que foi retirado de circulação recentemente, série 5550, anteriormente 5500.

Atualmente toda a frota 5500 e 5550 esta sem circular, inclusive em sua maioria, o 5500 já foram cortados.

Em 1977, a Fepasa licitou a compra de 50 trens, para utilização no seu, ramal de Jurubatuba, Linha 9-Esmeralda atualmente. Os trens foram encomendados à empresa portuguesa Sorefame, em consórcio com a Mafersa e a ACEC. Em 1978, a então frota 9500 entrava em circulação.,

Seu uso foi, digamos, um pouco restrito, pois tratava-se de um trem que consumia um alto índice de energia elétrica, com um potencial relativamente baixo. Como sempre, a necessidade de trens era uma constante em São Paulo. Com isso, a então RFFSA solicitou à Fepasa que cedesse alguns trens para compor a frota da zona leste, que vivia um tremendo caos com a falta de trens. Nisso, lá pelo comecinho da década de 1980, os Eletrocarros seriam transferidos para as linhas de subúrbio da zona leste paulista.
Foi na Zona Leste que o Eletrocarro fez maior fama. As unidades que sobraram nas linhas da Fepasa  foram enviadas também para a RFFSA, compondo uma frota única. Problemáticos, os 5500 sempre avariavam pelo caminho. Durante os anos 80 e 90, a frota quase toda se perdeu, devido à inúmeras avarias e problemas quase impossíveis de se corrigir. 
Em 2010 devido a constantes avarias da série 5000, algumas unidades da série 5500 foram enviadas com 12 carros para a L8 Diamante, eram mais lentos que os trens da série 5000, pouco tempo depois foram devolvidos para a L12 Safira, e meses depois, baixados.

5500 em operação na CPTM, estação Manoel Feio, créditos a Willian Molina.
Em 2007, a CPTM recuperou alguns carros que estavam no pátio de Engenheiro Manoel Feio, enviando para a modernização. A reforma ficou as empresas Bombardier e Tejofran. A recuperação consistiu em total reavaliação da caixa, aplicação de nova máscara, modernização do interior e substituição dos equipamentos de tração e frenagem. Nisso, em 2008, retornaram, com uma cara completamente diferente do que eram.

Série 5550, antigo 5500, após ser modernizado, com máscara nova e interior reformado, a última unidade circulava até o ano passado, 2016.
 A série 5550 também era muito problemática igual a 5500, mesmo após a modernização, isso não se resolveu, e com isso, de 4 unidades modernizadas, foram se perdendo uma a uma em pouco em pouco, até que em 2016 a última unidade que pouco circulava, foi baixada.

0 comentários:

Postar um comentário